terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Prazer

terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Bom, primeiro post do ano. Vou começar com um texto de um livro que estou lendo e recomendo:
"O livro de Ouro da Mitologia de Thomas Bulfinch"

Este texto conta da historia de Cupido e Psiquê... Colocarei a parte que acredito ser a mais interessante e espero que gostem!




Psiquê era uma de três belas irmãs filhas de um Rei, mas, sua beleza era incomparável, tanto que os altares de Vênus começaram a esvaziar-se, e isso provocou a ira de Vênus. A mãe do Amor, deu ordens para que seu filho Cupido a levasse a se apaixonar por um monstro terrível, porém ao obedecer sua mãe e furar a bela com a flecha, percebe sua beleza e por acidente se fura também apaixonando-se por ela.
Psiquê era linda, mas, não atraía homens para cortejá-la, então seu pai foi ao Oráculo saber se ela encontraria o amor, o Oráculo diz que ela está prometida pelos deuses a um monstro que mora no alto das montanhas e que seus pais deveriam levá-la. Ela foi deixada num lugar feio e estranho, mas, com um caminho lindo para um bosque, andou até encontrar um palácio, tudo perfeito, onde vozes dos seus criados a orientavam. Seu marido, até então desconhecido a visitava as escuras sem deixar que ela visse seu rosto. Devido a solidão, Psiquê pede a seu marido para receber as irmãs, depois de muita insistência ele permite a visita. Elas perguntam demais e acabam levando Psiquê a acreditar que seu marido era um monstro a devorá-la.

Não esquecendo-se dessa conversa, uma noite quando seu marido dormiu, pegou uma lamparina e iluminou o quarto para ver o marido adormecido. Quando ele adormeceu, Psiquê levantou-se e sem fazer ruído e, trazendo uma lâmpada, divisou não um monstro horrível, mas o mais belo e encantador dos Deuses, caindo sobre o pescoço cor-de-neve madeixas loiras e faces róseas, um par de asas nos ombros, mais brancas que a neve, de penas brilhantes como as flores da primavera. Encantada de tanta beleza, deixou cair sobre ele uma gota de óleo da lamparina que o acordou. Ele irado por sua desconfiança a abandonou, ela partiu sozinha e triste, e todo o palácio desapareceu. Ela saiu procurando o amante por todo lugar na terra, até chegar até Vênus, que a propôs várias tarefas difíceis para ver se ela era digna de ter o seu amor de volta. Teve tarefas muito difíceis, mas aos poucos todas foram executadas, exceto a que deveria descer ao Hades e trazer a caixa da beleza usado por Perséfone. Ela consegue a caixa, mas a curiosidade novamente a mata, ela abre a caixa e percebe que não continha beleza e sim o sono mortal que a dominou.


Enquanto isso, Cupido ao perceber que amava Psiquê vai procurá-la, entretanto descobre o que aconteceu e recorre a Júpiter:

"Júpiter ouviu-o com benevolência e advogou com tanto empenho a causa dos amantes que conseguiu a concordância de Vênus. Mandou, então, Mercúrio levar Psique à assembléia celestial, e, quando ela chegou, entregou-lhe uma taça de ambrosia, dizendo: — Bebe isto, Psique, e sê imortal. Cupido não romperá jamais o laço que atou, mas essas núpcias serão perpétuas. Assim, Psique ficou, finalmente, unida a Cupido e, mais tarde, tiveram uma filha, cujo nome foi Prazer.

3 comentários:

Affonso Schmitt Paiz disse...

Que cada coisa feita na vida seja feita de uma relação repleta de amor e paixão, e que desta relação o prazer seja o fruto!

Bjs Anjo


Oitavo Anjo
http://khitmutgar.blogspot.com/

Amores Cruzados disse...

OMG to louca por esse livro!
texto perfeito!
to te seguindo! se quiser seguir a mim... a vontade!

KGeo disse...

eu já fiquei supreso com a historia que o oraculo n falou alguma coisa do tipo que o filho dela iria matar o próprio pai.

Postar um comentário

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

 
Caixa de Pandora © 2008. Design by Pocket